Em junho desse ano o instagram anunciou o lançamento de uma ferramenta para empresas. Com o nome de Instagram for Business, ela inclui novos perfis de negócios, métricas e a possibilidade de criar anúncios diretamente dentro do aplicativo.

Já faz um bom tempo que empresas têm utilizado o Instagram como uma forma de ganhar audiência e se comunicar melhor com o seu público, porém sem ver se o conteúdo que criam para essa audiência tem dado retorno.

Pensando nisso, o Instagram decidiu criar essa nova ferramenta de métricas para empresas, que vai muito além de curtidas e visualizações.

Batizada de Instagram for Business, a ferramenta inclui novos perfis de negócios, métricas e a possibilidade de criar anúncios diretamente dentro do aplicativo (antes os anúncios eram feitos através do Facebook).

A companhia, que foi comprada pelo Facebook em 2012, entrevistou centenas de empresas para entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejam se sobressair no Instagram; segundo, que precisam de mais informações sobre sua performance após a publicação e por fim, que querem atingir mais pessoas.

 

Sendo assim, o Instagram desenvolveu três ferramentas:

 

Business Profiles

Essa ferramenta é gratuita e tem como objetivo ajudar empresas a serem reconhecidas como tal no Instagram.

Com o perfil de empresa, os negócios podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato, seja por e-mail, mensagem ou telefone, clicando no botão de contato. Esse botão aparacerá ao lado do botão de seguir. Perfis de empresa também desbloqueiam acesso a métricas e a possibilidade de promover posts.

 Os perfis de empresa só serão abertos a quem já tem uma página de empresa no Facebook. De acordo com o Instagram, isso permite utilizar as credenciais de pagamento do Facebook, além de reaproveitar informações de endereço, número de telefone e website.

 

Insights

 

O insights permitirá com que as empresas tenham mais informações sobre quem as segue, além de saber como está a performance de cada post (qual está engajando mais, qual está engajando menos). Ao aprender sobre o comportamento e os dados demográficos da sua audiência, você pode criar conteúdos mais relevantes.

Também serão mostradas métricas como, top posts, alcance, impressões e engajamento, e dados como idade, gênero e localização dos seus seguidores. E uma informação muito importante: o horário em que seus seguidores mais utilizam o Instagram.

 

Promoção

 

Nessa ferramenta, você poderá transformar posts que tiveram uma performance boa, ou seja, que geraram bastante engajamento para a sua audiência em um anúncio que poderá ser feito dentro do aplicativo.

Escolha um post que você já publicou e adicione um botão encorajando a audiência a interagir. Você pode selecionar um público alvo ou deixar que o Instagram o faça. Depois disso, o post será promovido pelo período de tempo que você definir.

De acordo com o Instagram, as ferramentas serão lançadas nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia nos próximos meses e no mundo todo até o final do ano.

 

Quer saber como melhorar sua presença nas redes sociais ?
entre em contato comigo e saiba como. 62 9.8115-0628 - Wesley Oliveira 

Publicado em Blog

Sua página no Facebook foi devidamente criada e você está animado para começar a divulgar a sua marca por lá, convidar pessoas a conhecerem melhor seu negócio e aumentar suas vendas. Mas como deixá-la totalmente coerente com a imagem que você deseja transmitir?

É preciso prestar atenção a alguns pontos de personalização simples, mas muito importantes, para garantir que sua fanpage esteja de acordo com a sua identidade. Preparamos uma breve lista para você colocar em prática:


1. Capriche na capa

A capa da sua página no Facebook é quase tão importante quanto o próprio avatar (imagem de exibição). A diferença é que, enquanto a segunda deve preferencialmente ser o logotipo da sua marca, a primeira pode ser variada com frequência e trazer informações diferentes.

Considere as novidades do seu negócio e procure alterar a capa de acordo com cada uma delas. Se você trabalha com produtos de moda, por exemplo, pode usar uma imagem temática para cada estação. Se vende eletrônicos, por que não destacar, semana a semana, seus produtos de maior venda?

Outra alternativa simples é apresentar o seu slogan de maneira clara e atrativa. As possibilidades são inúmeras: lembre-se da proposta da sua marca e use sua criatividade!

Com ferramentas como o Canva você pode criar sua capa gratuitamente e com uma excelente qualidade. Procure deixá-la no tamanho de 851 × 315 pixels para que se ajuste ao espaço sem distorções.


2. Preencha todas as informações

Essa dica pode parecer óbvia, mas são inúmeras as páginas do Facebook sem as devidas informações que encontramos por aí. Apresentar todos os dados a respeito do seu negócio faz toda a diferença no momento em que um visitante opta por acessar ou não o seu site.

Comece pelo básico: acrescente o link para sua loja virtual ou página institucional nos campos “site” e/ou “página oficial” (eles poderão variar de acordo com o tipo de negócio cadastrado). Depois, complete o número de telefone e o e-mail de contato.

Feito isso, fique alguns minutos refletindo sobre a proposta da sua marca. Que valor você deseja acrescentar à vida dos seus clientes? Como você apresentaria seu negócio de forma breve e atrativa? Com isso em mente, escreva a descrição curta, que será exibida à esquerda da linha do tempo, e a descrição longa, para quem clicar em “Sobre”.

Por fim, insira outras informações como “tópicos” (priorizando palavras-chave), endereço, missão e produtos. Aproveite todos os campos possíveis para apresentar melhor o seu empreendimento e facilitar a identificação das pessoas com o seu trabalho.

 

3. Adicione uma CTA

Você já deve utilizar uma call-to-action em sua loja virtual ou em campanhas de e-mail marketing. Mas já pensou em aplicá-la na página do Facebook? A plataforma oferece esse excelente recurso (com o nome traduzido de “chamada para a ação”) e fazer uso dele pode aumentar suas métricas de engajamento, visitas e conversão.

Para ativá-lo, basta selecionar “Criar chamada para a ação”, no espaço ao lado do título da página, e escolher o botão mais adequado para o objetivo que você deseja atingir.

Se quiser aumentar as visitas à sua loja virtual, por exemplo, opte por “Comprar agora” ou “Saiba mais” e insira o link para seu e-commerce. Caso deseje incentivar que seu público entre em contato, as melhores opções são “Ligue agora”, “Fale conosco”, “Enviar mensagem” ou “Enviar e-mail.”

Há também outras chamadas para tipos de negócio e ações mais específicas, como “Reservar agora”, “Cadastre-se” ou “Assistir ao vídeo”. Vale a pena testar diferentes botões para observar quais deles trazem maior retorno. Para mais CTA’s específicas do Facebook, confira este artigo; para aprender mais sobre CTA’s em geral, este vídeo.

 

4. Personalize os aplicativos

Pouco explorados no Brasil, os aplicativos para páginas no Facebook são uma excelente maneira de aumentar suas funcionalidades e oferecer possibilidades especiais para as pessoas que acompanham a fanpage.

Se você divulga a sua marca ou oferece suporte aos seus clientes através de outras redes sociais, pode começar adicionando os aplicativos específicos delas:

- Instagram Feed Tab for Pages

- Twitter Tab for Pages

- YouTube Tab

Depois, vale a pena explorar outros serviços que também possam ser úteis, como o Top Fan for Pages, que destaca os usuários que mais interagem com a sua página (incentivando a participação de outros), e o Countdown Timer for Pages, que apresenta uma contagem regressiva (para o lançamento do seu produto ou seu evento, por exemplo).

Após adicionar seus favoritos, vá para Configurações > Aplicativos e, em cada aplicativo instalado, selecione “Editar configurações” e altere elementos como imagem e nome, para que fiquem de acordo com a identidade visual da sua marca. 

 

Entendido?

Essas foram dicas simples e rápidas para que você deixe sua fanpage com a cara da sua marca. 

Ainda não tem um e-commerce? Aproveite para criar sua loja virtual por 15 dias grátis e experimentar a Nuvem Shop!

Publicado em Blog